A Sony pode abandonar o joystick DualShock, usado nos consoles PlayStation desde a primeira versão do console, na nova geração do videogame que deve chegar no final do ano. De acordo com o site "CVG", um desenvolvedor de jogos que não quis se identificar teve acesso a modelos do novo controle e disse que um deles lembra o GamePad do Wii U, da Nintendo.
A Sony não confirmou a informação do site. Também, a empresa ainda não revelou nenhum detalhe sobre seu novo videogame.
A reportagem afirma que o controle do PlayStation 4 passou por diversos testes de design e poucos lembravam o formato clássico do DualShock. O time de pesquisa e desenvolvimento da Sony chegou a testar uma versão do controle com sensores biométricos e uma tela de LCD sensível ao toque. Os sensores poderiam ser usados por desenvolvedores para capturar e usar os batimentos cardíacos dos jogadores em alguns games, por exemplo.
A tentativa de ter um controle com tela sensível ao toque é uma tentativa de replicar a experiência do PlayStation Vita, portátil da Sony, que possui tela com esta característica. No PlayStation 3, alguns jogos usam o portátil como controle.
O desenvolvedor disse ainda que o PlayStation 4, cujo projeto é chamado de Orbis, deverá ser revelado "dentro de algumas semanas, e não meses".
Entretanto, assim como o Wii U, que usa os controles do antecessor Wii para games, o próximo PlayStation pode usar o DualShock 3, do PlayStation 3, como uma segunda opção de joystick.
O primeiro DualShock foi lançado em 1997, dois anos após o PSone ser lançado oficialmente e virou sinônimo da marca PlayStation. Ele trouxe duas alavancas analógicas, o que se tornou padrão nos controles de todos os videogames que vieram depois. Quando o PlayStation 3 foi anunciado oficialmente, a Sony tentou modificar o controle e apresentou um que ficou conhecido como "banana pad", pois se parecia com a fruta. Por conta da grande rejeição entre os gamers, a Sony voltou atrás e lançou um novo DualShock para o videogame.
Nenhum comentário:
Postar um comentário